CRÔNICA no sofá de avós...
Por César Antelo
De fato, acredito que essa expressão reflita uma grande verdade, assim como acontece em muitos provérbios populares.
Os avós desempenham um papel relevante ao vivenciarem novamente experiências parentais, porém sem a responsabilidade direta pela criação dos netos.
Exercem uma função de apoio e transmissão de valores familiares, contribuindo para o desenvolvimento das novas gerações.
E, isso por si só, já é o maior barato... Acreditem !!!
Ter filhos é um estado de espírito que valoriza o amor acima de tudo, além do privilégio de promover a continuidade da familia e consequentemente da vida...
Entretanto, a experiência de ter netos proporciona um sentimento singular, marcante e profundamente gratificante, principalmente pelo fato de nós avós, termos a certeza que poderemos oferecer aos netos, a qualidade do novo sem o risco dos erros do desconhecido, quando éramos pais.
Para os avós, a chegada dos netos traz mais carinho, leveza e torna a vida muito mais paciente, lúdica e amorosa.
Avós, pais, filhos e netos compõem uma família, onde cada membro exerce papel fundamental no cotidiano e contribui para o exercício de uma sociedade saudável.
Todo jardim para se manter belo precisa de cuidados constantes.
Da mesma forma, em tempos difíceis e atribulados como os que vivemos atualmente, o apoio, a experiência e sabedoria dos avós, oferecerão tranquilidade e segurança nas transições da vida que estão por vir aos pequenos.
Ser avô traz grande felicidade, mas analisar suas causas é ainda mais gratificante. E, digo isto, pois somente há 3 anos é que essa ficha caiu...
A divindade está relacionada à perpetuação da humanidade por meio da família sagrada, uma instituição inigualável e que deve ser protegida e preservada sob todas as formas perante os mandamentos.
Já o maravilhoso está em sonhar e viver para testemunhar valores éticos, morais e familiares transmitidos pelos pais e assimilados ao longo da vida, sendo repassados gradual mas fortemente aos netos.
Ser avô ou avó é ter o privilégio de vivenciar o milagre da continuidade da vida, no auxilio e acompanhamento do desenvolvimento humano dos netos !!!

Comentários
Postar um comentário